quarta-feira, 23 de abril de 2014

PÁSCOA

Imaginou transformar a aula de Língua Portuguesa em uma Fábrica de Chocolate?
Véspera de Páscoa em nossa escola ganha um sabor especial
Pois é, na semana que antecedeu a Páscoa, os alunos das 7ªs séries A e B, orientados pela professora de Língua Portuguesa, Elizângela A. F. de Almeida, confeccionaram bombons de chocolate e vivenciaram na prática o que a prescrição de uma receita culinária pode resultar!
Você pode estar se perguntando o que bombons de chocolate têm a ver com as aulas de Língua Portuguesa... As respostas são as mais variadas possíveis, indo desde as inteligentes respostas apresentadas pelos alunos nos vídeos abaixo, até a clássica argumentação da professora sobre o conteúdo, as habilidades e competências desenvolvidas com esta atividade aparentemente tão recreativa.
Resumindo, o objetivo era levar os alunos a efetivamente ler, interpretar e pôr em prática as informações contidas em um texto prescritivo( o efeito de sentido causado pelos verbos no modo imperativo, as características do gênero prescritivo/injuntivo, conteúdos sugeridos na proposta curricular e estudados pelos alunos durante o 1º bimestre).
É claro que, juntamente a isto, visava-se à construção de valores os quais nascem da cooperação, do trabalho em grupo e das ações coletivas e que tanto fortalecem o relacionamento interpessoal e a convivência escolar.
Alguns conceitos também foram desmistificados, tais como: “cozinhar é coisa de menina”, “criança e adolescente não consegue e não deve cozinhar”, “os textos são coisas de livros, são palavras mortas num papel e não estão relacionados ao cotidiano das pessoas”, entre outros...

Todos os alunos dessas salas participaram ativamente, quer seja doando um ingrediente, pondo a mão na massa, literalmente, organizando a sala, embalando os bombons e avaliando todo o processo... Uma verdadeira fábrica de chocolates, cujos artesãos eram felizes aprendizes!